Manaus (AM) — O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) deu início, nesta segunda-feira (14/8), ao cronograma de visitas a 29 municípios amazonenses localizados em cinco calhas (Alto, Médio e Baixo Solimões; e Médio e Baixo Amazonas). A ação visa orientar consumidores e comerciantes das regiões sobre os direitos e deveres nas relações de consumo, além de prestar assistência ao comércio das localidades.
Segundo o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, o cronograma de viagem para o interior do Estado faz parte do plano de trabalho pactuado com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para o exercício de 2023. “Essa atividade está inserida no escopo de trabalho anual do órgão, com o intuito de promover assistência técnica ao comércio, além de alertar e orientar consumidores e comerciantes sobre os direitos e deveres nas relações de consumo”, explicou.
Cronograma
De acordo com o cronograma, 18 municípios das calhas do Alto, Médio e Baixo Solimões serão percorridos no período de 14 de agosto a 25 de setembro, onde serão realizados trabalhos de verificação nos instrumentos de pesagem, medição e medidas materializadas, postos de combustíveis (terrestres e fluviais/pontões), além das ações em supermercados/mercadinhos de produtos pré-medidos e com a conformidade avaliada pelo Inmetro.
Em 45 dias, as equipes do Ipem-AM visitarão as cidades de Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Jutaí, Fonte Boa, Uarini, Alvarães, Tefé, Maraã, Japurá, Codajás, Anori, Anamã e Beruri.
Já entre os dias 14 e 26 de agosto, a ação ocorrerá em Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva e nas calhas do Médio e Baixo Amazonas, em nove cidades: Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Itacoatiara, Urucurituba, Silves, Itapiranga, Urucará, e São Sebastião do Uatumã.