Search
Close this search box.

Jogos Paralímpicos Paris 2024 começam nesta quarta-feira (28)

Foto: Reprodução

Paris (FR) – Os Jogos Paralímpicos de Paris começam nesta quarta-feira, dia 28 de agosto, com a cerimônia de abertura às 15h (de Brasília). O evento será realizado de maneira inédita fora de um estádio, com o desfile dos atletas que partirá da parte inferior da Champs-Elysées se estendendo pelo coração da capital francesa até a icônica Place de la Concorde. Já o encerramento da competição será em 8 de setembro.

Após um dos melhores ciclos em diversas modalidades, o Brasil busca a 400ª medalha no megaevento. Na história dos Jogos Paralímpicos, que teve sua primeira edição em Roma 1960, o Brasil tem um total de 109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes, com 373 medalhas ao todo. Faltam 27 pódios para o número histórico. Os Jogos de Paris 2024 terão transmissão ao vivo do canal SporTV2 e pelo canal do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, do inglês) no Youtube.

No Rio 2016 e em Tóquio 2020, a delegação conquistou o maior número de medalhas em únicas edições, com 72 em cada. Mas foi no Japão que o país estebelceu o recorde de ouros, 22, superando a marca de Londres 2012, quando 21 brasileiros subiram ao lugar mais alto do pódio. Em 2016, foram 14 ouros.

A delegação brasileira será a maior para uma edição dos Jogos fora do Brasil, com 280 atletas no total. São 255 com deficiência, 19 atletas-guia (18 para o atletismo e 1 para o triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.

A maior equipe nacional fora de casa era de 259 convocados ao todo em Tóquio 2020. Já o recorde de participantes do país foi nos Jogos do Rio 2016, ocasião em que o Brasil sediou o megaevento e contou com 278 atletas com deficiência, além de atletas-guia, calheiros e goleiros, em todas as 22 modalidades — já classificadas automaticamente devido ao fato do país ser a sede do evento.

Em Paris, o Brasil estará representado em 20 das 22 modalidades:

Atletismo, badminto, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, hipismo, halterofilismo, judô, natação, remo, tênis em cadeira de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado. Só não haverá brasileiros no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas.

Fonte: CPB

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *