Search
Close this search box.

Justiça Federal cumpre reintegração de posse em comunidade indígena no Tarumã; veja vídeos

Segundo testemunhas, houve confronto entre polícias e os indígenas

Manaus (AM) – Nesta segunda-feira, 18/12, por volta das 7h, a Justiça Federal cumpriu reintegração de posse, na comunidade indígena Nusoken, na avenida do Turismo, no Tarumã, zona Oeste de Manaus, para retirar cerca de 200 famílias que viviam no local. O terreno era ocupado há pelo menos dois anos.

Segundo testemunhas, alguns indígenas chegaram a resistir e entraram em confronto com a polícia. A Polícia Federal informou que a intimação para retirar os ocupantes do local foi apresentada por Oficiais de Justiça, com apoio dos agentes da PF, na última sexta-feira, 15/12, mas muitas pessoas insistiram em permanecer na área invadida.

Vale destacar ainda que foi disponibilizada toda a estrutura necessária para a retirada das famílias. Foram cedidos caminhões de mudança e carregadores, que ficaram disponíveis para levar as pessoas para qualquer endereço.

Além da PF, participaram da ação a Secretaria de Segurança Pública, Gabinete de Gestão Integrada, Funai, 1º Batalhão de Choque da Polícia Militar, o Detran, o Corpo de Bombeiros, GIPIAP, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Amazonas Energia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( Samu).

Confira a nota na íntegra da Polícia Federal:

Manaus/AM. A Polícia Federal participou, nesta segunda-feira, 18/12, de cumprimento de reintegração de posse expedido pela Justiça Federal no bairro do Tarumã. Outros órgãos também atuaram no cumprimento legal da medida, tais como, Secretaria de Segurança Pública, Gabinete de Gestão Integrada, FUNAI, COE, ROCAM e o 1º Batalhão de Choque da Polícia Militar, o Detran, o Corpo de Bombeiros, GIPIAP, SEMMAS, Amazonas Energia e o SAMU.

A intimação dos invasores foi na última sexta-feira, 15/12, também com a presença de Policiais Federais. Vale ressaltar que a Justiça Federal disponibilizou toda a estrutura necessária para a retirada dos invasores do local. Foram cedidos caminhões de mudança e carregadores, que ficaram disponíveis para levar os invasores para o endereço que quisessem.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *