Manaus (AM) – Para tratar sobre a estiagem severa no Amazonas, o presidente Lula desembarca em Manaus, nesta segunda-feira (9/9). A vinda foi anunciada pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e a data confirmada pela senador Omar Aziz (PSD).
O encontro, previsto para acontecer no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), contará com prefeitos e o governador Wilson Lima (União Brasil) para discutir sobre a seca e, possivelmente anunciar ações e recursos.
Também está previsto um sobrevoo em áreas críticas e uma visita presencial ao município de Manaquiri (a 157 km de Manaus), onde a situação da estiagem é extrema.
Ministro na capital
Em Manaus, na quinta-feira (5/9), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, participou do encerramento do Workshop de Inovação e Pesquisa na Amazônia, que reuniu mais de 70 representantes da sociedade civil e do governo federal no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) em Manaus.
Durante a visita, Padilha tratou de medidas emergenciais, incluindo um investimento de R$ 90 milhões para dragagem e melhorias no transporte e navegação.