Brasília (DF) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá nesta segunda-feira (5/5) Márcia Lopes, cotada para assumir o Ministério das Mulheres, no Palácio do Planalto. O encontro está previsto para esta tarde e deve oficializar a troca na pasta, hoje comandada pela ministra Cida Gonçalves.
O presidente deve anunciar a decisão até amanhã (6), quando embarca para uma viagem à Rússia e à China.
A mudança já é esperada ao menos desde o início deste ano. Cida é alvo de críticas no governo pela falta de entregas de sua gestão, mas também foi alvo de denúncias de assédio moral e mesmo racismo contra servidores da pasta.
Na sexta-feira (2), Lula recebeu Cida Gonçalves para uma rápida reunião, que durou menos de 20 minutos. Oficialmente, segundo o ministério, a conversa teria sido sobre assuntos da pasta, incluindo a implementação da Lei de Igualdade Salarial.
Ministra foi alvo de denúncias
Cida foi denunciada à Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República após casos de assédio moral e racismo relatados por servidores do ministério. Segundo as denúncias, ela teria oferecido dinheiro na campanha eleitoral de 2026 a uma secretária da pasta em troca de sua demissão.
A CEP arquivou o processo. Porém, áudios divulgados pelo Estadão do depoimento da ministra à Comissão mostram ela dizendo que cancelava todos os compromissos para atender a primeira-dama Janja da Silva, e que “enrolava” outros ministros do governo.
Márcia Lopes é filiada ao PT e foi ministra do Desenvolvimento Social por 10 meses no fim do segundo mandato de Lula, em 2010, assumindo após a saída do então ministro Patrus Ananias. Ela era secretária-executiva da pasta.
Fonte: Correio Braziliense
Lula convida Márcia Lopes para assumir