Brasília (DF) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (29), no Palácio do Planalto, o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, da Frente Ampla. Esta foi a primeira viagem internacional de Orsi após sua vitória nas eleições presidenciais, realizadas no último domingo (24), quando derrotou o conservador Álvaro Delgado, apoiado pelo atual presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou.
Lula parabenizou Orsi ainda no domingo e conversou por telefone com ele na segunda-feira. “Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, destacou Lula em uma rede social.
Encontro e declarações
O encontro no Palácio do Planalto contou com a presença de ministros brasileiros e integrantes da equipe do novo presidente uruguaio. Após a reunião, Yamandú Orsi fez uma declaração à imprensa:
“O mundo hoje exige estarmos muito atentos, e as relações entre os países da região têm que ser mais fortes do que nunca”, afirmou.
Foco no Mercosul e relações internacionais
Entre os temas discutidos no encontro esteve o futuro do Mercosul, bloco composto por Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia. Orsi demonstrou otimismo sobre as possibilidades de cooperação entre o Mercosul e a Europa.
“Como Mercosul e como região, somos otimistas com a possibilidade de seguir estreitando laços com outras regiões, fundamentalmente com a Europa”, declarou o presidente eleito.
A vitória de Orsi é vista pelo governo brasileiro como uma oportunidade para fortalecer as alianças dentro do Mercosul, especialmente diante dos desafios para avançar nas negociações comerciais com a União Europeia.
Próximos passos
Na próxima sexta-feira (6), Lula estará no Uruguai para a reunião de chefes de Estado do Mercosul, ocasião em que a presidência do bloco será transferida para o argentino Javier Milei. Segundo veículos da imprensa uruguaia, Orsi foi convidado pelo atual presidente Lacalle Pou para participar do encontro, no qual o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia deve ser novamente debatido.
O governo de Orsi, que assumirá em março de 2025, pretende estreitar laços com o Brasil e viabilizar projetos de integração, como a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Jaguarão, conectando Rio Branco, no Uruguai, a Jaguarão, no Rio Grande do Sul.