Manaus (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), emitiu uma nota hoje manifestando pesar pelo falecimento do ex-delegado-geral Alberto Petrônio Benevides de Carvalho, de 77 anos, 43 deles dedicados a polícia do Amazonas.
A morte do delegado foi anunciada na noite desta terça-feira (09/05) e pegou de surpresa a polícia civil, amigos e familiares.
Petrônio entrou na Polícia Civil do Amazonas em 15 de junho de 1972, para exercer a função de delegado de polícia. Ao longo de sua carreira , como delegado, ele culpou vários cargos na instituição, foi diretor da Divisão de Polícia Técnico-cientifica, atualmente Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), e titular das Delegacias Especializadas em Ordem Política e Social (Deops), Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), e Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD).
Profissional respeitado na instituição atuou, também, como diretor de alguns Departamentos da Polícia , entre eles o Departamento de Polícia Metropolitana (DPM); e titular de unidades policiais na capital e no interior do estado.
Foi delegado-geral de 1973 a 1975, e de 1976 a 1978, e delegado-geral adjunto de 2015 até 2016.
Na nota enviada aos meios de comunicação a Delegacia Geral diz que é um momento de luto, e que a Policia Civil do Amazonas reconhece os serviços prestados em prol do Estado, e se solidariza com amigos e familiares.
Petronio Carvalho também era compositor, Jornalista, escritor e deixa esposa e dois filhos.