Coari (AM) — Vinte quilos de maconha tipo ‘skunk’, que estavam escondidos em sacos de banana, em uma embarcação, foram apreendidos, nesta quinta-feira (28/11), pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), durante abordagem na Base Fluvial Arpão 1, em Coari, distante 363 quilômetros de Manaus. A droga está avaliada em R$ 400 mil.
A ação foi realizada por equipes policiais integradas, por volta das 3h, durante a operação Protetor das Fronteiras/Fronteira Mais Segura, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A embarcação F/B Banzeiro, oriunda de Tabatinga, tinha como destino a capital. Durante a abordagem, o cão policial Sherife, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães), sinalizou a presença de entorpecentes no interior do convés.
Na abordagem, os policiais e alunos do I Curso de Detecção de Substância, que estão cumprindo estágio supervisionado, encontraram 20 quilos de skunk dentro dos sacos com bananas.
Por meio das câmeras de segurança, a equipe foi à procura do responsável pelo entorpecente. Mas, conforme constatado, as imagens mostraram que uma mulher despachou as drogas como encomenda ainda no município de Tabatinga.
A apreensão causou um prejuízo de mais de R$ 400 mil ao tráfico de drogas e todo material foi encaminhado para os procedimentos cabíveis.