Maconha tipo ‘skunk’ avaliada em R$ 20 milhões é apreendida em santa Isabel do Rio Negro

O entorpecente foi encontrado em uma área de mata do município. Um homem foi preso em flagrante.
Foto: Divulgação

Manaus (AM) — Em Santa Isabel do Rio Negro, distante 630 quilômetros de Manaus, 1,3 tonelada de maconha tipo ‘skunk’, avaliada em R$ 20 milhões, foi apreendida na última terça-feira (25/2). A apreensão, que resultou na prisão de um homem, foi efetuada durante a Operação Fronteira Mais Segura/Operação Protetor AM, o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), com o apoio do Departamento de Polícia do Interior (DPI), da Delegacia Fluvial (Deflu) e da 76ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP).

A operação aconteceu na madrugada de terça-feira, quando o entorpecente foi encontrado em uma área de mata utilizada como ponto de armazenamento no município. No local, um homem foi preso em flagrante, sendo identificado como responsável pela guarda do material ilícito.

O resultado da operação foi apresentado em coletiva de imprensa realizada na sede do DRCO, bairro Compensa, zona oeste de Manaus. Na ocasião, o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destacou que a Polícia Civil segue atuando fortemente no enfrentamento às organizações criminosas que tentam se estabelecer no Estado. A ação contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e da Operação Protetor.

“Nesta operação, foi apreendida 1,3 tonelada de maconha do tipo skunk na região do Parque Nacional do Pico da Neblina, próximo a São Gabriel da Cachoeira. A ação foi extremamente desafiadora devido às características geográficas, mas isso não impediu que atingíssemos nosso objetivo”, enfatizou o delegado-geral.

Fraga explicou que, após meses de investigação, foi identificado um aumento da atuação do tráfico na rota do Alto Rio Negro. Tradicionalmente, as regiões do Alto e Baixo Solimões já são conhecidas por serem utilizadas pelos criminosos devido à proximidade com as fronteiras do Peru e da Colômbia, especialmente na área próxima à Tabatinga (a 1.108 quilômetros da capital). As investigações apontaram que as organizações criminosas passaram a intensificar suas operações na região do Rio Negro e do Alto Solimões.

“Nosso trabalho de inteligência permitiu localizar esse acampamento utilizado como base para a descida da droga da Colômbia para o Brasil. O entorpecente seria posteriormente escoado para Manaus e distribuído para outros estados. Esse local era um ponto estratégico usado por diversas facções criminosas, e havia colombianos atuando no território brasileiro, fornecendo apoio logístico ao tráfico de drogas”, informou Bruno Fraga.

A Polícia Civil conseguiu identificar um dos envolvidos, e as investigações continuarão para aprofundar o caso.

O suspeito foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e permanecerá à disposição da Justiça para as providências cabíveis. O material apreendido foi encaminhado para a base do DRCO, onde passou pelos procedimentos legais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *