Novo Airão (AM) — Quinze quilos de maconha tipo skunk avaliados em R$ 247 mil foram apreendidos e um homem foi preso em um barco recreio, no rio Negro, no município de Novo Airão, distante 115 quilômetros de Manaus. A prisão e a apreensão aconteceram no último sábado e foram efetuadas por policiais da Base Fluvial Tiradentes, coordenados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), durante patrulhamento de rotina no arquipélago de Anavilhanas.
A ação dos policiais ocorreu por volta de 11h50, após abordagem ao barco. Durante a revista na embarcação, o cão de faro para narcóticos indicou aos agentes militares uma bagagem suspeita.
Após buscas, os policiais confirmaram a presença de substâncias entorpecentes no local. Ao todo, 12 tabletes de maconha tipo skunk foram encontrados, totalizando 15 quilos da droga. A apreensão da substância gerou um dano ao crime que ultrapassa R$ 247 mil.
O conferente da embarcação detido por tráfico de drogas e o entorpecente apreendido foram encaminhados para o 77° Distrito Integrado de Polícia (DIP), na sede do município, para os procedimentos de polícia judiciária.
Base Tiradentes
A Base Tiradentes está localizada no rio Negro, nas proximidades do município de Novo Airão. Os agentes atuam no local em cumprimento da operação Hórus/Fronteira Mais Segura, coordenada no Amazonas pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F), da SSP-AM.