Search
Close this search box.

Maestro Luiz Fernando Malheiro recebe o título de Cidadão Amazonense

Um dos principais nomes da ópera no Brasil, o maestro recebeu a honraria por conta da contribuição à cultura amazonense.
Foto: Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Manaus (AM) — Nesta terça-feira (10/10), o maestro Luiz Fernando Malheiro recebeu o título de Cidadão do Amazonas, em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Natural de São Paulo, Malheiro é um dos nomes de referência da ópera no Brasil, diretor artístico e regente titular da Amazonas Filarmônica e do Festival Amazonas de Ópera (FAO).

“Estou aqui há 25 anos e eu já me considerava amazonense há muito tempo, mas receber essa homenagem, esse reconhecimento, me deixa muito feliz e emocionado”, disse o maestro.

Durante a homenagem, Malheiro disse, ainda, que honraria aumenta a responsabilidade dele de continuar fomentando a cultura do Amazonas. “Espero continuar contribuindo e só tenho a agradecer pelo espaço e carinho que recebi, aqui, durante todos esses anos”, agradeceu.

Natural de São Paulo, Luiz Fernando Malheiro reside em Manaus há mais de 20 anos e sempre esteve atuante em valorosos trabalhos na produção cultural do Amazonas, especialmente, na execução de grandes espetáculos de música clássica. 

Malheiro também desempenha importante papel frente à Amazonas Filarmônica, incentivando a formação de músicos no Estado e posicionando a orquestra no cenário internacional. Como diretor artístico do Festival Amazonas de Ópera (FAO), o maestro, se dedica a estabelecer uma rica grade artística, contribuiu com a abertura do mercado de trabalho na cultura e o intercâmbio entre profissionais de outros estados e países.  

O título concedido é de autoria da então deputada estadual, Conceição Sampaio, em 2014, e resgatado pelo deputado estadual Dr. Gomes, que presidiu a cerimônia.  

“O maestro desenvolve o seu trabalho como um professor nato, ensinando as atividades culturais, projetando a cultura amazonense no cenário nacional e internacional. Uma pessoa que optou por viver aqui há mais de 20 anos é necessário que a casa do povo possa reconhecer esse serviço e conceder-lhe o título de Cidadão Amazonense”, justifica o deputado. 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *