Search
Close this search box.

Mais de 200 postes de energia já foram destruídos pelas queimadas no Amazonas

O prejuízo da concessionária responsável pelo fornecimento de energia passa de um milhão de reais
Foto: Divulgação

Manaus (AM) – Neste mês de outubro , o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já registrou, em todo o Estado, mais de 3.150 focos de calor por causa das queimadas. Um prejuízo ai meio ambiente, à saúde da população e também para o fornecimento de luz, pois pelo menos 230 postes de energia foram destruídos pelo fogo.

De acordo com a concessionária responsável pelo serviço, Amazonas Energia, a reposição dos postes gerou um prejuízo de aproximadamente R$ 1 milhão. E essa situação tem agravado por causa da estiagem.

“As queimadas causam prejuízos irreversíveis à natureza e sérios danos à rede de distribuição. Nesses meses de seca extrema, tivemos que efetuar a troca de muitos equipamentos destruídos pelo fogo”, informou o diretor Institucional e Técnico do Interior, Radyr Gomes.

Mais de 25 quilômetros de linhas de transmissão e de distribuição de energia elétrica também precisaram ser substituídos.

O diretor aproveita para fazer um alerta. Segundo ele, podem ser graves as consequências da estiagem para o setor elétrico. “Aproximadamente, 273 mil pessoas residentes nos 42 municípios mais afetados correm o risco de sofrer com a seca que assola a região Norte do país. A vazão dos rios nas principais hidrelétricas da Amazônia está muito aquém da média histórica e vem colocando o setor elétrico em estado de atenção”, completou Gomes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *