Search
Close this search box.

Mais de 31 mil atendimentos são realizados no ‘Manaus Cidadã’

Passaram pela ação mais de 10 mil comunitários, que tiveram acesso a mais de cem serviços
Foto: Divulgação

Manaus (AM) — No último sábado (24/2), aconteceu na capital amazonense, no conjunto habitacional Viver Melhor, na zona Norte, a segunda edição de 2024 do mutilarão de serviços ‘Manaus Cidadã’, onde foram registados mais de 31 mil atendimentos. Durante a ação, foram realizados atendimento odontológico, cadastros para vagas de emprego, emissão de documentação básica, serviços de habilitação e veículos, orientação jurídica, serviços de embelezamento, entre outros.

Ao todo, 31,4 mil atendimentos foram registrados ao longo do dia na escola municipal Benjamin Matias Fernandes e no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Caio Carlos Frota Medeiros, onde atuaram servidores servidores de secretarias municipais estaduais, parceiros da sociedade civil e outras entidades do poder público. Os atendimentos doram ofertados a mais de 10 mil comunitários, que tiveram a cem serviços públicos totalmente gratuitos.

“Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Manaus, que visa chegar mais perto do cidadão, sobretudo aquele mais humilde e que muitas vezes não possui recursos para procurar esses serviços”, destacou o vice-prefeito e secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta.

O secretário Eduardo Lucas, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), ressaltou a importância de se trazer periodicamente um evento dessa magnitude à população de diferentes zonas da cidade em um “dia alternativo”, levando em conta as demandas e as possibilidades de locomoção de cada território contemplado com a ação.

“O dia alternativo serve para a população que, por quaisquer que sejam os motivos, não consegue acessar esses serviços durante a semana, tendo a oportunidade de ser atendida de maneira rápida e próxima de sua casa. É uma determinação do prefeito que nos façamos presentes na ‘fonte’, dentro da comunidade, praticamente na porta do cidadão e facilitando sua vida”, afirmou.

Diferentes serviços

Ao todo, 120 serviços foram oferecidos à população ao longo da manhã. Entre os serviços mais procurados, destacam-se a inserção e atualização do Cadastro Único, clínico geral, odontológico, dispensa de medicamentos, cadastro para vagas de emprego, emissão de documentação básica, serviços de habilitação e veículos, orientação jurídica, serviços de embelezamento e muitos outros.

A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), participou do “Manaus Mais Cidadã” com atendimentos e orientações nas áreas jurídica, de assistência social e de psicologia, fazendo os encaminhamentos necessários a cada demanda.

A equipe de técnicos foi coordenada pelo titular da Semad, Ebenezer Bezerra. “Essa ação é muito importante porque leva até onde os cidadãos moram, os serviços ofertados, gratuitamente, pela prefeitura. O prefeito David Almeida entende que, muitas das vezes, as pessoas não têm recursos para se deslocar até as unidades da administração municipal. O ‘Manaus Mais Cidadã’ é uma prefeitura móvel”, disse Bezerra.

Parceiros

O programa “Manaus Mais Cidadã” é coordenado pela Semasc e conta com o apoio das secretarias municipais da Saúde (Semsa), do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), de Limpeza Urbana (Semulsp), de Infraestrutura (Seminf), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), de Administração e Planejamento (Semad), de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) e de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), da Fundação Manaus Esporte (FME), da Fundação Municipal de Cultura, Eventos e Turismo (Manauscult), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), da Fundação Dr. Thomas (FDT), da Casa Militar, da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), da Amazonas Energia, do Departamento de Trânsito do Estado do Amazonas (Detran-AM), da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Amazonas (Arpen-AM), das agências da Organização das Nações Unidas (ONU) com escritórios em Manaus e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *