Mais de 40 carros são apreendidos durante operação da PF em Manaus

Manaus (AM) – Três pessoas foram presas e 44 veículos, entre motos e carros, a maioria deles carros de luxo de altíssimo valor no mercado, foram apreendidos, em Manaus nesta terça-feira (16), durante a operação da Polícia Federal que mira desmantelar um grupo criminoso que recruta pessoas para servirem de “mulas” no tráfico de drogas interestadual.

Uma das três prisões ocorreu no Residencial Vista das Copaíbas, no bairro Planalto, na zona centro-oeste. Um quarto integrante do grupo foi preso em Sorocaba, São Paulo.

De acordo com o delegado federal, Fábio Montenegro, a quadrilha sempre buscava recrutar pessoas de baixa renda, na maioria das vezes eram pessoas jovens. E era oferecido dinheiro para fazer o transporte aéreo de Manaus para diversos outros estados.

“A partir da análise bancária desses suspeitos, a Polícia Federal percebeu que alguns deles tinham movimentado mais de R$ 10 milhões de reais no período de dois anos. E o estilo de vida que essas pessoas levavam era incondizente com a movimentação bancária dela. A partir daí a investigação continuou e a Polícia Federal também chegou a um núcleo de pessoas que eram responsáveis por contratar as chamadas mulas as pessoas que faziam o transporte da droga do Amazonas para o estado de São Paulo”, disse o delegado.

O grupo traficava cocaína, maconha tipo skunk e outros tipos de entorpecentes que entravam pela tríplice fronteira do município de Tabatinga, onde também foi cumprido mandado de busca e apreensão.

Segundo a PF, a quadrilha utilizava os veículos para lavagem de capitais. Empresas de fachada também eram usadas na aquisição dos veículos. Além disso, a polícia também apreendeu veículos que estavam em nome dos alvos da operação.

Além desses veículos, a polícia também apendeu na casa de um dos suspeitos 400 gramas de ouro que estaria estaria sendo utilizada de forma ilícita.

As pessoas envolvidas na rede criminosa vão responder por tráfico interestadual de drogas, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capital. As penas dos crimes de tráfico de drogas, associação paro tráfico e lavagem de capitais podem ultrapassar 30 anos de reclusão.

As investigações continuam porque a perícia vai analisar o material apreendido como computadores, celulares, documentos e outros itens.

A operação mobilizou mais de 70 policiais federais. Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, oito medidas cautelares diversas da prisão, 18 mandados de busca e apreensão e o sequestro de 44 veículos em Manaus/AM, Tabatinga/AM e Sorocaba/SP.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *