Coari (AM) — Mais de 10 mil estudantes da rede pública de ensino de Coari, município 363 quilômetros distante de Manaus, serão beneficiados com melhorias de infraestrutura nas escolas da cidade. Das 15 escolas estaduais locais, oito já passaram por obras de revitalização, por meio de um convênio de R$ 5 milhões firmado entre o Governo do Amazonas e a prefeitura do município.
Até o final de deste mês, devem iniciar os trabalhos no Centro de Educação de Tempo Integral Prof°. Manuel Vicente Ferreira Lima e na Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O diretor do Departamento de Infraestrutura (Deinfra), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Anderson Viana, ressaltou que o trabalho de reforma e revitalização predial requer planejamento, com levantamento prévio das demandas, organização de orçamentos, entre outros.
“Nesse cronograma visamos todas as escolas do município, o que mobilizou dezenas de pessoas. É um trabalho conjunto em prol dos alunos e estamos felizes com o resultado do trabalho deste ano nas escolas (de Coari)”, destacou o diretor.
Para a secretária executiva adjunta do Interior, da Secretaria de Educação, Ana Maria Araújo, as ações impactam diretamente na rotina dos estudantes.
Escolas reformadas
Nas oito escolas já reformadas, foram realizados serviços de pintura geral, restauração completa da parte elétrica, manutenção no forro, telhado e hidrossanitários. Três unidades de ensino também ganharam coberturas nas suas respectivas quadras poliesportivas, além de ampliações nos refeitórios.
Com o término das obras nas Escolas Estaduais (EE) Francisca Evangelista, Gilberto Mestrinho, Iraci Leitão, Diamantina Ribeiro, Thomé de Medeiros, Presidente Kennedy, Francisco Lopes Braga e João Vieira, segue o planejamento para atender as demais unidades.
“Nos próximos meses, finalizaremos o restante das escolas, o que representa um salto significativo em nossa infraestrutura”, ressaltou o coordenador regional de Educação do município, Rodrigo Alves.