Manaus (AM) – A polícia prendeu mais dois membros da ONG ‘Pai Resgatando Vidas’, liderada por Cid Marcos Bastos Reis Maia, conhecido como “Pai Marcos”, na última quarta-feira (8) em Manaus. A ação faz parte da Operação “O Pai tá Off”, conduzida pela Polícia Civil do Amazonas, em cumprimento de mandados de prisão preventiva. Os detidos foram identificados como Imecson Taveira Esmith Pantoja, de 24 anos, e Tito Fábio Rocha Reis Maia, de 29 anos.
Essas prisões seguem as detenções de Cid Marcos, líder da organização criminosa, e de seu filho Wilson Garcia Bastos Bisneto, de 21 anos, que já haviam sido presos durante a operação. O grupo é acusado de movimentar mais de R$ 20 milhões entre 2019 e 2024, utilizando a ONG para explorar a vulnerabilidade de moradores de rua e obter vantagens financeiras através de doações e outros meios ilícitos.
De acordo com o delegado Marcelo Martins, Imecson Taveira é filho adotivo de Cid Marcos, enquanto Tito Fábio é seu sobrinho, indicando que a organização criminosa tinha uma estrutura familiar. A ONG, que supostamente deveria auxiliar pessoas em situação de rua, era utilizada para fins escusos, como lavagem de dinheiro, falsidade ideológica, estelionato e ocultação de patrimônio.
Os dois membros presos enfrentarão uma série de acusações relacionadas a essas atividades criminosas. A polícia continua investigando o caso para identificar outros possíveis envolvidos e desmantelar a rede criminosa associada a essa organização que se apresentava como uma ONG de assistência social.