Manaus (AM) — Um adolescente de 17 anos e um homem identificado como Klesio Apruteri Yanomami, 26, são procurados por envolvimento no estupro coletivo e assassinato da indígena da etnia Baré, Rosimar Santos de Oliveira, cometidos no dia 3 de janeiro deste ano, em Barcelos. As informações sobre os suspeitos foram divulgadas na tarde desta quarta-feira (8/1) pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), durante coletiva de imprensa realizada em Manaus.
Duas pessoas já estão por conta do caso, dentre as quais Sandoval Aprueteri Yanomami, que foi preso por auxiliar na fuga dos autores logo após a ação criminosa, e Sirrico Aprueteri Yanomami, por participação nos crimes que levaram à morte da vítima.
O corpo da indígena foi encontrado em um terreno abandonado na zona urbana de Barcelos e gerou grande comoção no município, uma vez que o crime foi filmado e compartilhado em aplicativos de mensagens, de acordo com o delegado da 75ª Delegacia Integrada de Polícia (DIP), John Castilho.
“A diligências iniciaram logo após a polícia foi informada e, durante as apurações, foi confirmado que Sirrico, já preso, Klésio e o adolescente tiveram participação no crime. Com isso, há um mandado de prisão e apreensão em nome de Klésio e do adolescente, respectivamente”, disse o delgado.
Ainda sobre as investigações, Castilho reforçou que os autores conheceram a vítima na noite anterior ao crime, durante uma festa. Durante a madrugada, eles aproveitaram o retorno de Rosimar para cometerem os crimes.
Sandoval e Sirrico foram presos logo no início das investigações, na comunidade Cumaru, na região do Médio Rio Negro, na zona rural de Barcelos.
Sandoval Aprueteri Yanomami responderá pelo crime de favorecimento pessoal, uma vez que ele teve participação na fuga dos envolvidos, enquanto os demais pelos crimes de estupro coletivo e feminicídio.
Informações
Informações sobre a localização de Klesio Apruteri Yanomami e do adolescente de 17 podem ser repassadas por meio do número 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A identidade d informante será preservada.