Manaus (AM) – Como parte da série da reestruturação e construção de novas unidades educacionais, a Prefeitura de Manaus vai entregar, no próximo mês, mais duas creches municipais no bairro Vila Buriti, na zona Sul, e no conjunto Viver Melhor, na zona Norte da cidade. Com a inauguração, o chefe do Executivo municipal, David Almeida, destacou, durante entrevista na rádio Cidade FM na manhã desta quinta-feira, 23/5, que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) passa a contar com mais de 10 mil vagas ofertadas em creches, um crescimento acima dos 100%, comparado às gestões anteriores.
Durante a entrevista, o prefeito explicou ainda que, em 16 anos, foram criadas 5.100 vagas de creche, e hoje, com novas estruturas, a Prefeitura de Manaus tem a oferta de 10.208 vagas.
“Em 16 anos, foram criadas 5.100 vagas de creche. Em dois anos e meio, nós criamos mais 5.108 vagas. Hoje, a prefeitura tem a oferta de 10.208 vagas de creche. Inclusive, no mês de junho, eu entrego mais duas creches na Vila Buriti e no Viver Melhor. Com isso, a gente se consolida como a prefeitura que mais ofertou vagas de creche na história da cidade de Manaus”, disse Almeida.
Além das grandes obras e reformas, ações integradas, ampliação de vagas na educação infantil, programas e projetos para a acessibilidade e a inclusão social, assim como a valorização do corpo escolar, a Semed pretende ampliar o atendimento à rede municipal de ensino, com a oferta de 4.800 vagas; construir 40 salas de aula nas 20 creches municipais; implementar o sistema de automação na gestão escolar; fazer a progressão de 1.500 profissionais da educação, além de construir em alvenaria as escolas municipais da zona rural que ainda são de madeira.
“Eu tenho a consciência de que é preciso fazer muito mais, porque a demanda é muito maior. Mas se fizermos um comparativo de 16 anos, com o que encontramos quando chegamos e com o que estamos oferecendo para a cidade, a gente avançou bastante”, complementou o prefeito.