Manaus (AM) – Em comparação ao ano de 2021, ano de pandemia, em 2023, o Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb), que mede a qualidade da educação no Brasil, subiu nas escolas municipais de Manaus nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (14/8).
Nas escolas municipais da capital, o Ideb dos anos iniciais do ensino fundamental ficou em 6,2 pontos. Em relação à 2021, houve um aumento de 0,7 pontos. Já em relação aos anos finais, Manaus chegou a 5,2 pontos, aumentando em 0,4 na comparação com 2021.
Nos anos iniciais do ensino fundamental, sete escolas da rede municipal de ensino ficaram acima de 8 pontos. Na Escola Municipal José Carlos Martins Mestrinho, no bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul da capital, o índice chegou a 8,6. Na Escola Municipal Escritora Nísia Floresta Brasileira Augusta, localizada no bairro de Flores, a nota chegou em 8,5.
Segundo o levantamento do MEC, cerca de 21 escolas de todo o país tiraram 10 na avaliação. A maioria está localizada em municípios do estado do Ceará. O ranking também contempla unidades escolares de municípios situados em Pernambuco e Alagoas.
Já nos anos finais do ensino básico, uma escola da capital amazonense conseguiu 6,9 – a maior pontuação registrada na rede municipal de ensino. Se trata da Escola Municipal Professora Francisca Pereira de Araújo, também localizada no bairro de Flores, na Zona Centro-Sul de Manaus.
A mais bem avaliada do ranking no país foi uma unidade educacional do município de Pires Ferreira, no Ceará, que alcançou 9,3 pontos.