Manaus recebe 20 novos radares para conter infrações e salvar vidas no trânsito

Os novos dispositivos incluem controladores de velocidade, lombadas eletrônicas e radares de avanço de sinal vermelho.
Foto: divulgação

Manaus (AM) – A cidade de Manaus começa a receber 20 novos radares em pontos estratégicos com o objetivo de reforçar a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes e mortes nas vias da capital. Os equipamentos começam a funcionar no dia 1º de junho, mas os motoristas já podem observar a sinalização que indica os locais de fiscalização.

Os novos dispositivos incluem controladores de velocidade, lombadas eletrônicas e radares de avanço de sinal vermelho. As áreas contempladas foram selecionadas com base em critérios técnicos que levaram em consideração o fluxo intenso de veículos e o histórico de sinistros.

Para o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Arnaldo Flores, a medida busca não apenas punir infrações, mas também promover a educação no trânsito. “Queremos evitar comportamentos de risco e preservar vidas. É uma ação de prevenção, não apenas de punição”, afirmou.

O reforço na fiscalização acontece em um momento decisivo. Apesar da redução de 24% no número de mortes no trânsito entre janeiro e abril deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, ainda foram registradas 73 vítimas fatais em acidentes. O número de atropelamentos, por outro lado, aumentou 15%, com 30 mortes apenas nos quatro primeiros meses de 2025.

Estudos apontam que a presença de radares em pontos críticos pode reduzir drasticamente o número de colisões e atropelamentos. Além disso, a prefeitura tem investido em melhorias na sinalização: mais de 230 vias receberam nova pintura e foram implantadas 229 faixas de pedestres somente neste ano.

A expectativa é de que as ações conjuntas de fiscalização, engenharia e educação tragam resultados duradouros para um trânsito mais seguro e menos violento em Manaus.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *