Search
Close this search box.

Máquina que troca embalagens recicláveis por benefícios é instalada no TCE-AM

Equipamento faz parte do Projeto Consciência Limpa – Recicla Amazônia e aceita resíduos como papelão, garrafas de plástico, latas de alumínio e lâmpadas

Manaus (AM) – Uma máquina de reciclagem que troca embalagens por créditos, os quais que podem ser convertidos em benefícios, como vale desconto para aplicativos de compras, foi instalada no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), nesta sexta-feira (7/6), em meio às programações da Semana do Meio Ambiente.

A máquina, instalada nas dependências da corte de contas,  faz parte do Projeto Consciência Limpa – Recicla Amazônia e aceita resíduos como papelão, garrafas de plástico, latas de alumínio e lâmpadas. 

De acordo com a diretora de projetos ambientais do TCE-AM, Anete Ferreira, a chegada da máquina de reciclagem pretende somar às atividades já desenvolvidas na Corte de Contas, atendendo o programa ‘Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)’ do Ministério do Meio Ambiente, bem como as metas estipuladas para o alcance dos ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ da ONU.

“O Tribunal já faz seu dever de casa reciclando materiais como papel, papelão, plástico e metal, mas a máquina é muito relevante para que o servidor, de maneira individual, faça o seu papel cidadão e possa contribuir com o meio ambiente”, declarou a diretora de projetos ambientais, Anete Ferreira.

O TCE-AM vem intensificando suas ações sustentáveis entre os servidores de forma que venham a servir de exemplo para outras instituições públicas ou, até mesmo, privadas. 

“O Tribunal de Contas com essas ações procura dar o exemplo para outras entidades, incentivando práticas que possam contribuir para a arrecadação de materiais recicláveis e a educação ambiental, fazendo disso um investimento para as futuras gerações”, afirmou o diretor de controle externo ambiental, Jonas Almeida.

Além de conscientizar a sociedade em relação aos benefícios da reciclagem de resíduos, as máquinas geram matéria prima, fonte de renda e de trabalho para associações de catadores de materiais recicláveis, assim como permitem a troca de resíduos por créditos que podem ser utilizados com diversos parceiros. Os usuários podem fazer o download do aplicativo Ambipar Triciclo para acompanhar seus pontos, trocar por benefícios ou doar para instituições sociais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *