Search
Close this search box.

Maratona Internacional de Manaus é adiada para dezembro devido à qualidade do ar

A medida faz parte de uma série de ações da Prefeitura Delma capital
Foto: Reprodução

Manaus (AM) – Para garantir a segurança dos atletas, por causa da fumaça intensa que atinge a capital amazonense, a Maratona Internacional de Manaus vai ser adiada para dezembro. O anúncio foi feito, nessa quarta-feira (11), pelo prefeito David Almeida. A corrida seria realizada neste domingo (15), com competidores de vários países.

Segundo David Almeida, a medida faz parte das ações que visam a segurança da população. “Eu recomendo a não prática de esporte, não se pode respirar monóxido de carbono, isso causa problemas. Em função disso, a gente vai adiar a maratona da nossa cidade que estava programada para o próximo final de semana. Também é preciso evitar estar exposto à fumaça, fechar as janelas das casas, a hidratação é fundamental nesse momento. Infelizmente, nós estamos passando por isso, fruto das mudanças climáticas”, pontuou.

Essa fumaça tem origem nos municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM), de acordo com dados levantados do programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Nós estamos nesse momento difícil sofrendo com relação a essa fumaça densa que está sobre a nossa cidade, produzida no interior do estado. De 6.992 focos de incêndio captados pelo Inpe em setembro, 99,6% são provenientes do interior. As nossas equipes de conscientização ambiental tanto da Secretaria de Meio Ambiente quanto da de Agricultura já tem implementado aqui na cidade a agricultura sem queimada”, completou.

Ainda nessa quarta-feira, foram anunciadas outras ações como a implementação de um programa de agricultura familiar e projetos que visam criar corredores de áreas verdes em Manaus, como a alameda dos Ipês. 

”Manaus Sem Fumaça” 

Mesmo com baixa incidência de queimadas na capital amazonense, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) segue fazendo o trabalho de conscientização sobre os riscos e danos causados pelas queimadas urbanas, com as blitze “Manaus Sem Fumaça 2023″.

 As orientações são levadas para pontos estratégicos da cidade e nas zonas onde a Semmas recebe mais denúncias por conta de queimadas. A secretaria informa ainda que se a população registrar qualquer tipo de queimada urbana, pode denunciar pelo WhatsApp 92-98842-2161 ou no e-mail: defis.semmas@gmail.com.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *