Manaus (AM) – O vídeo foi amplamente divulgado pelos veículos de comunicação e redes sociais, na última segunda feira e mostrava um menino, aparentando menos de 12 anos, pilotando uma lancha na Praia da Lua, enquanto o responsável estava sentado em uma cadeira na praia.
A criança estava sozinha na embarcação, sem a supervisão de nenhum responsável. No vídeo foi possível identificar o nome da lancha e isso tornou possível identificar também o proprietario, que foi notificado pela Marinha do Brasil. Ele terá oito dias úteis para explicar a situação.
Uma pessoa que estava na praia, assustada com a situação, passou a filmar o ato de irresponsabilidade, de deixar uma criança pilotar uma lancha em um praia com vários banhistas.
As Normas Marítimas para embarcações, de esporte ou recreio, não permitem a habilitação de pessoas com menos de 18 anos, muito menos permite que menores de idade possam pilotar, mesmo acompanhado dos pais ou responsáveis.
Caso a infração seja comprovada, o proprietário da embarcação pode receber uma multa que varia de R$ 40 a R$2.200.
Só este ano foram registrados 12 casos de acidentes fluviais na região do Rio Negro, em Manaus.
No mesmo período do ano passado, a Marinha do Brasil contabilizou 16 casos, alguns até com vítimas fatais.
Segundo a Marinha, em 2022, foram lavrados 1.258 autos de infração referentes às diversas irregularidades e descumprimentos às normas de segurança da navegação no Rio Negro, que vão desde a falta de habilitação a direção perigosa.
Estamos aguardando os desdobramentos do caso e uma posição da Marinha do Brasil.