A Maternidade Chapot Prévost, do Governo do Amazonas, administrada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu o selo de “Iniciativa Hospital Amigo da Criança” (IHAC), do Ministério da Saúde. Referência no atendimento de baixa e média complexidades e situada na zona leste de Manaus, a unidade realiza mais de 1,6 mil partos ao ano, uma média de 140 por mês.
O selo “Iniciativa Hospital Amigo da Criança” é concedido a maternidades de todo o país que investem em capacitação de pessoal e aprimoramento de processos, visando ao incentivo ao aleitamento materno exclusivo, cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e pós-parto. Todas cumprem os “10 passos para o sucesso do aleitamento”, dentre outros requisitos.
Segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a certificação foi confirmada na última quarta-feira (23/10), quando consultores do MS visitaram a unidade. “Recebemos a notícia com muita alegria. Além do reconhecimento do padrão de qualidade no atendimento, que é muito importante, o selo da IHAC garante recursos para a instituição”, explicou a secretária.
Em funcionamento há 15 anos, a Maternidade Chapot Prévost, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus, realiza atendimentos de baixa e média complexidade. A unidade possui 33 leitos de alojamento conjunto, três salas de cirurgia obstétrica, laboratório, sala de vacina, posto de coleta de leite humano e cartório. Em média, por mês, a unidade realiza 800 atendimentos e 140 partos. No ano, são mais de 1.600 partos realizados.
“Desde 2022 estamos nos preparando para alcançar esta certificação. Tivemos 100% de aprovação em todos os critérios analisados pelo Ministério da Saúde e isso reflete o empenho de toda a equipe no projeto. Agora, o foco é manter e ampliar o padrão de qualidade para a nossa população”, afirmou a diretora da maternidade, Sandra Lima.
Com o reconhecimento da Chapot Prévost, todas as maternidades da rede estadual de saúde, no Amazonas, passam a contar com o selo da IHAC.
Vantagens da certificação
Para ser “Hospital Incitava Amigo da Criança”, a unidade deve respeitar uma série de critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto; garantir livre acesso à mãe e ao pai, permitindo a permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas; e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL). Dessa forma, o principal objetivo é promover e apoiar o aleitamento materno.
“O nosso papel é esse: incentivar o aleitamento exclusivo nos seis primeiros meses de vida do bebê, orientar as mães sobre os direitos e deveres e incentivar o vínculo familiar”, destacou a gerente de enfermagem da maternidade, Jakelene Sampaio.
A iniciativa também fornece recursos financeiros, dependendo do tamanho da unidade de saúde, além de uma placa de reconhecimen