Manaus (AM) – A comunidade médica e a população amazonense estão de luto pela morte da ginecologista Dária Barroso Serrão das Neves, ocorrida neste sábado (12). Reconhecida como referência em saúde pública, a médica coordenava o ambulatório de diversidade e gêneros do Amazonas, único serviço especializado no atendimento à comunidade LGBTQIA+ no estado.
A notícia do falecimento mobilizou diversas manifestações de pesar nas redes sociais, com dezenas de homenagens publicadas no perfil da profissional.
A jornalista Islania Lima compartilhou uma emocionada mensagem: “Ela merece todas as nossas homenagens. Sempre extremamente gentil com a imprensa e brilhante em seu trabalho. Tive o privilégio de conviver com a Dra. Dária durante três anos quando coordenei a comunicação do Pam da Codajás. Esta mulher fará uma imensa falta”, escreveu em suas redes sociais.
A médica deixou um importante legado na área de saúde pública, especialmente no atendimento humanizado a populações vulneráveis. Seu trabalho pioneiro no ambulatório de diversidade representou um avanço significativo para a garantia de direitos e acesso à saúde no estado.