Manaus (AM) – Nesta segunda-feira (5/5), Amazonas vai receber a visita do ministro das Cidades, Jader Filho, que irá cumprir uma agenda voltada à habitação popular em três municípios do estado. A programação inclui a entrega de 400 unidades habitacionais em Presidente Figueiredo, a vistoria das obras de apartamentos no Parque das Tribos, em Manaus, e a assinatura de contrato para construção de novas moradias em Tefé.
O anúncio foi feito pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) durante entrevistas concedidas nesta quinta-feira (2) ao Grupo Norte de Comunicação. Segundo ele, a visita do ministro reforça o compromisso do governo federal com o avanço do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no estado.
Em Manaus, Jader Filho irá acompanhar o andamento das obras de 576 unidades habitacionais do residencial Morar Melhor 13, 14 e 15, no bairro Parque das Tribos, zona Oeste da capital. “Algumas unidades já estão prontas e uma delas, inclusive, já está mobiliada. O ministro quer mostrar ao Brasil que é possível fazer habitação com
qualidade e eficiência, como está sendo feito aqui no Amazonas”, afirmou o senador.
No mesmo dia, em Tefé, no Médio Solimões, será assinado o contrato para a construção de mais 400 moradias destinadas à população de baixa renda.
Ainda conforme Eduardo Braga, uma parte das unidades entregues em Presidente Figueiredo será destinada a mulheres em situação de vulnerabilidade social, chefes de família cadastradas pela associação “Mulheres que Fazem”. Elas foram contempladas pela modalidade “Entidades” do MCMV, voltada a grupos organizados da sociedade civil.
Braga tem atuado diretamente na reformulação do programa habitacional. Em 2023, ele presidiu a Comissão Mista responsável pela análise da Medida Provisória que deu origem ao novo Minha Casa, Minha Vida. O senador também apresentou emendas para garantir prioridade às mulheres vítimas de violência e chefes de família no acesso às moradias, o que foi incorporado à nova legislação (Lei nº 14.620/2023).
“Defender políticas públicas de habitação é defender dignidade. E garantir que mulheres tenham acesso prioritário à moradia é um passo essencial para a autonomia e proteção de milhares de famílias brasileiras”, ressaltou o parlamentar.