Manaus (AM) – A população da zona norte de Manaus está sendo beneficiada com a chegada da Carreta da Saúde, uma iniciativa do Governo do Amazonas que tem como objetivo facilitar o acesso a exames essenciais, como mamografia, ultrassonografia e tomografia. Com duas unidades em operação, a ação prevê a realização de mais de 4,5 mil exames.
Uma das carretas está localizada no bairro Cidade Nova, enquanto a segunda unidade está implantada no bairro Colônia Terra Nova, onde o governador Wilson Lima esteve nesta terça-feira (22/10) acompanhando os atendimentos.
A dona de casa Vanilza Palmeira, de 62 anos, moradora da Comunidade Jesus Me Deu, foi uma das primeiras a aproveitar a oportunidade de realizar seu exame de mama. “Eu estava precisando fazer exames, e minha filha também. Agradeço a Deus por essa carreta estar aqui”, comentou. Vanilza também destacou a agilidade do serviço: “Facilita porque é mais rápido, sai tudo mais rápido”.
Judite Marinho, outra moradora da região, também aproveitou a oportunidade para realizar exames de ultrassonografia. “A gente consegue fazer os exames mais rápido. É bom demais mesmo. E agiliza mais os exames”, relatou ela.
As carretas foram implementadas com o objetivo de atender à demanda reprimida e agilizar o processo de realização de exames, especialmente em áreas onde a população enfrenta dificuldades de mobilidade. Em nove meses, as estruturas itinerantes realizaram mais de 33 mil atendimentos na capital e em municípios do interior, aproximando o acesso a exames de saúde.
Diversidade de exames
As carretas oferecem uma ampla variedade de exames, incluindo ultrassonografias de abdômen total, abdômen superior, tireóide, mama, próstata via abdominal, aparelho urinário, além de ultrassonografias obstétricas, transvaginais e pélvicas. O Tomógrafo Móvel disponibiliza exames de tomografia de tórax, abdômen, crânio, pelve, extremidades e colunas cervicais, torácicas e lombossacrais.
As unidades móveis estão localizadas no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Zilda Arns Neumann, na Comunidade Jesus Me Deu, e no estacionamento da Maternidade Azilda da Silva Marreiro, no bairro Cidade Nova. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e seguirão até o dia 8 de novembro, com a expectativa de realizar 4.590 exames de imagem, entre mamografias, ultrassonografias e tomografias.