Parintins (AM) – Para socorrer 8 mil pessoas isoladas em dez comunidades rurais do município de Parintins, um grupo de 80 pessoas se uniu para “abrir”, sem ajuda de máquina de dragagem, um igarapé na margem esqurerda do rio Amazonas, em Parintins (AM).
Com os lagos e paranás secos devido à vazante história no Estado, famílias inteiras ficaram ilhadas, sem conseguir sair de suas comunidades.
Isso porque o único meio de transporte utilizado pelos moradores é via fluvial, mas nem mesmo as pequenas embarcações, isso inclui canoas, conseguem passar pelo local.
Entre as comunidades prejudicadas com a seca estão Divino Espírito Santo do Aduacá; Nossa Senhora das Graças do Aduacá; Santo Antônio do Panauaru; Aparecida do Panauaru; Buiuçu; Santa Terezinha do Caburi; Palhal; Vila Nogueira; Lago da Esperança; e Caburi.
Na tentativa de tirar essas comunidades do isolamento, um grupo de pessoas, segundo vídeos publicados no perfil do Instagram do professor Paulo Brilhante, de Parintins, cava e retira do igarapé, na margem esquerda do rio Amazonas, imensas toras de madeira.
A ação de “abrir” o igarapé ocorreu no último final de semana, mas ainda segundo Paulo Brilhante, neste sábado (21/10), o grupo voltará ao local para dar sequência ao trabalho.