Search
Close this search box.

Móveis escolares poderão ser produzidos em Urucará por meio do PROMOVE

Moveleiros do município também têm interesse na regularização para participação no Promove, programa do Governo do Estado
FOTO: Divulgação/Ipaam

Urucará (AM) – Com o objetivo de ajudar profissionais do setor moveleiro do município de Urucará (distante 261 quilômetros de Manaus), a se tornarem elegíveis para o Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove) do Governo do Estado, executado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), a Gerência de Controle Florestal do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou uma série de reuniões com membros do setor moveleiro do município.

A ação, que orientou sobre a regularização ambiental de suas movelarias e as formas de obtenção de madeira legalizada, aconteceu na Câmara Municipal, entre os dias 13 e 17 deste mês, com participação do prefeito da cidade, Enrico de Souza Falabella.

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, afirma que ações esclarecedoras como essa são importantes para que a regularização se torne algo acessível a todos.

“É por ações como essa que podemos esclarecer àqueles que desejam trabalhar de forma legalizada e dentro dos padrões sustentáveis, que o licenciamento abre portas não só para programas governamentais, mas também para a credibilidade do produto comercializado”, enfatizou Valente.

O Promove viabiliza incentivos para a fabricação de mobiliários escolares, tendo como matéria-prima a madeira oriunda dos Planos de Manejo Florestal.

Para o gerente de Controle Florestal do Ipaam, Márcio Dalmo, esse tipo de ação é necessária para que o empreendedor do interior do estado possa ter conhecimento dos benefícios de estar com seus empreendimentos ambientalmente legalizados.

“A regularização ambiental das movelarias é de vital importância, pois permite o acesso a linhas de crédito e credenciamento em programas para fornecimento de mobiliário ao governo do Estado, possibilitando a aquisição de madeira de origem legalizada a fim de planejar as atividades e manter a produção continuada”, ressalta Dalmo.

Os técnicos florestais do Ipaam também se reuniram com a vice-prefeita de Urucará, Ana Tereza Guimarães, representantes do Sebrae e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além do gerente local do Idam, Marcivaldo Castro, os quais também participaram de visita técnica a um viveiro de mudas na Cooperativa Agrofrutífera de Produtores de Urucará.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *