Mudanças Climáticas: Responsabilidade Social e o Papel Transformador do Ensino Superior na Amazônia

Faculdade Martha Falcão Wyden (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – Diante da crise climática que ameaça a biodiversidade e o equilíbrio ambiental global, a Amazônia se destaca como um dos territórios mais vulneráveis e estratégicos para a sustentabilidade do planeta. A região enfrenta desafios críticos, como o desmatamento acelerado e alterações no regime hídrico, que afetam comunidades locais e a estabilidade climática mundial. Nesse cenário, instituições de ensino têm uma responsabilidade importante: conscientizar, engajar e liderar ações que promovam soluções sustentáveis e a proteção ambiental.

Reconhecendo esse papel fundamental, a Estácio Amazonas e a Faculdade Martha Falcão Wyden receberam, em 2024, o prestigiado “Selo de Instituição Socialmente Responsável”, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O reconhecimento valoriza iniciativas que fomentam a conscientização ambiental e incentivam a mobilização em torno das mudanças climáticas.

Ambas as instituições realizaram suas Semanas de Sustentabilidade em parceria com o Instituto Yduqs, envolvendo a academia e a sociedade em debates e atividades práticas voltadas à conscientização ambiental.

A Estácio Amazonas trouxe discussões sobre economia circular, ESG e sustentabilidade, além de palestras e transmissões sobre “Mudanças Climáticas: Brasil no Centro do Mundo”, reforçando a urgência de mitigar os impactos ambientais e promover um futuro sustentável e equilibrado.

Já a Faculdade Martha Falcão Wyden, além de participar ativamente da Semana Nacional de Responsabilidade Social, com o mesmo foco temático nas mudanças climáticas, sua programação engajou estudantes e a comunidade em atividades reflexivas e práticas com mobilização reforçada pela 2ª edição da campanha “Aluno Sangue Bom Wyden” em parceria com o HEMOAM, que incentivou a doação de sangue como uma ação de solidariedade em tempos de desafios sociais.

Para a Diretora Geral, Professora Carla Sena, “o reconhecimento dessas iniciativas reafirma o compromisso da faculdade em formar cidadãos conscientes e protagonistas de um futuro mais sustentável. As mudanças climáticas exigem ações urgentes, e nossa missão é preparar alunos que compreendam essa realidade e saibam atuar para transformá-la.”

As ações das duas instituições ressaltam como a educação pode ser um agente transformador frente aos desafios ambientais, especialmente em um território tão importante quanto a Amazônia. Promover o debate e a conscientização sobre mudanças climáticas é fundamental para preparar cidadãos que contribuam para soluções concretas e transformações positivas na sociedade.

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