Rio Preto da Eva (AM) – Layana Saraiva, de 31 anos, uma moradora de Rio Preto da Eva (a 57 km de Manaus) deu à luz dentro de uma voadeira enquanto atravessava o rio Urubu na quarta-feira (30). Esta foi a segunda vez que a mulher passou por essa situação – em dezembro de 2023, ela também teve um filho durante uma viagem pelo rio.
Acompanhada pelo marido e uma amiga da família, Layana tentava chegar ao hospital para o parto, mas o bebê – um menino chamado William – acabou nascendo durante o trajeto. A família seguiu até o ramal do Banco, onde recebeu os primeiros cuidados na Unidade Básica de Saúde Manoel Rumão.
Uma equipe de enfermagem realizou os procedimentos necessários, como corte do cordão umbilical e remoção da placenta, antes da chegada do Samu. Mãe e recém-nascido foram transferidos para o hospital de Rio Preto da Eva e passam bem.
Layana, que já é mãe de seis filhos, vive com a família em situação de vulnerabilidade em uma comunidade ribeirinha. A família está recebendo doações de itens básicos para o bebê. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone (92) 99186-4154 ou levar as doações diretamente ao hospital municipal.