Manaus (AM) — Uma carga de 400 tábuas de madeira tipo azimbre, avaliada em R$ 166 mil, foi apreendida durante patrulhamento ambiental na rua Argentina, conjunto Parque das Nações, zona Centro-Sul. À frente da apreensão, efetuada na última segunda-feira (10/6), esteve a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb).
De acordo com a PMAM, os policiais observaram um caminhão, do tipo caçamba, sendo conduzido naquela via, na tarde de segunda-feira. Durante abordagem, foi verificado que o motorista do veículo não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF), que é obrigatório para transporte e armazenamento de produtos de origem florestal.
O homem, de idade não informada, foi conduzido, junto com a madeira apreendida, para o 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Crime ambiental
É crime ambiental vender, transportar, guardar ou expor à venda produtos de origem vegetal (carvão ou madeira) sem a devida licença ou em desconformidade com a documentação, sujeitando seus autores às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais.