Manaus (AM) – Após a seca histórica registrada em 2023 no Amazonas, o rio Negro continua subindo, com elevações médias diárias na ordem de 4 centímetros, registrando níveis no limite da faixa da normalidade para o período, em Manaus.
Já em Barcelos, o rio iniciou a semana com descidas e subiu nos últimos apontamentos, segundo o Serviço Geológico do Brasil-CPRM. No Solimões o rio voltou a subir em Tabatinga, registrando elevações médias diárias na ordem de 5 cm.
Em Fonte Boa e Itapéua, o Solimões apresentou certa estabilidade no processo de subida, apontando elevações menores nesta semana. Em Manacapuru, o rio continua subindo uma média diária de 3 cm, mantendo níveis considerados normais para a época.
A estimativa é que a cheia deste ano não ultrapasse a marca histórica de 30 metros e dois centímetros registrada em 2021, segundo o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).
Segundo as análises do Censipam, devido à seca severa, o nível dos rios do Amazonas ainda estão em níveis baixos. Com isso, a expectativa é que o período de cheia em 2024 alcance níveis dentro da média e que não causem tanto impacto para a população.