Search
Close this search box.

Nível do Rio Solimões sobe em Iquitos, no Peru, e com isso aumenta a esperança pelo fim da estiagem

Outro ponto positivo é a previsão de chuvas nos próximos dias em todo o Amazonas
Foto: Reprodução

Manaus (AM) – O Amazonas vive a pior estiagem da história. São 60 municípios em situação de emergência, com Manaus registrando a maior seca de todos os tempos. Mas parece que esse cenário começa a mudar. Nessa segunda-feira (16), o nível da cabeceira do Rio Solimões , em Iquitos no Peru, subiu pra 76,94 metros; 33 centímetros a mais em relação à última sexta-feira (13).

Vale destacar que essa foi a terceira subida consecutiva, na cabeceira do rio. As informações são do Serviço de Hidrografia e Navegação da Amazônia (SEHINAV), da Marinha do Peru.

E todas essas chuvas no Peru já reflete de forma positiva no Amazonas. Em Tabatinga, a mudança, ainda que pequena, já traz um pouco de esperança. O nível do rio que descia três centímetros em média , agora reduziu para apenas um.

O otimismo aumenta porque a previsão para a região é de chuva para os próximos dias. De acordo com o Serviço Geológico do Brasil, é preciso de um tempo a mais de chuvas concentradas nessa região de cabeceira, nos rios que alimentam o Amazonas e Solimões.

Vale lembrar que nessa segunda-feira (16), o nível do Rio Negro chegou a 13,59 metros , superando 2010, se tornando a maior seca da história.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *