Manaus (AM) – No próximo dia 1º de dezembro, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza eleição interna para a Defensoria-Geral da instituição e para o Conselho Superior do órgão. Ao todo, 140 defensores e defensoras participam da votação.
A Comissão Eleitoral da DPE-AM vai divulgar, até a próxima segunda-feira (13/11), a lista definitiva com os nomes dos candidatos aptos a participarem tanto da eleição para o cargo de Defensor Público-Geral quanto para ocuparem vagas no Conselho Superior (biênio 2024/2026).
A eleição para a Defensoria-Geral se dá em duas etapas. Primeiro, com a votação interna entre os próprios defensores, para a formação de lista tríplice e, em seguida, o envio dos nomes ao governador do estado, a quem cabe a escolha entres os três mais votados. No Conselho Superior, as oito cadeiras são ocupadas pelos mais votados.
Na semana passada, a lista provisória com as respectivas candidaturas foi divulgada no Diário Oficial Eletrônico da instituição. Conforme o edital da eleição, o prazo para impugnação de candidaturas encerrou nesta terça-feira (7). A Comissão Eleitoral decidirá as impugnações até o dia 10, seguindo os critérios descritos na resolução que trata do processo eleitoral.
Até o momento, os nomes inscritos, em ordem alfabética, para a eleição e formação de lista tríplice para o cargo de Defensor-Geral e membros do Conselho Superior (de acordo com a lista provisória) são:
Defensor Público-Geral:
1- Caroline Pereira de Souza
2 – Messi Elmer Vasconcelos Castro
3 – Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa
Membros do Conselho Superior:
1ª Classe:
1- Ana Regina Souza
2- Eduardo César Rabello Ituassú
3 – Manuela Cantanhede Veiga Antunes
2ª Classe:
1- Antônio Cavalcante de Albuquerque Junior
2- Arlindo Gonçalves dos Santos Neto
3- Larisse Silva Oliveira
4- Newton Ramon Cordeiro de Lucena
5- Marcelo da Costa Pinheiro
6- Thiago Nobre Rosas
3ª Classe:
1- Ellen Cristine Alves de Melo
2- Gabriel Herzog Kehde
3 – Inácio de Araújo Navarro
4 – Lorena Torres do Rosário
5- Oswaldo Machado Neto
4ª Classe:
1- Lucas Fernandes Matos
2 – Murilo Menezes do Monte
3 – Murilo Rodrigues Breda
4 – Renata Visco Costa de Almeida
Votação
A votação será realizada no dia 1º de dezembro, de 8h às 17h, de forma híbrida (presencial e virtual), na sala de reunião do Conselho Superior, localizado na sede administrativa da Defensoria, na avenida André Araújo, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.