Manaus (AM) — Um homem, que não teve o nome e nem idade divulgados, foi preso, nesta terça-feira (30/7), no Amazonas, pelos crimes de armazenamento e difusão de material de abuso sexual infantil. Ele está entre os 21 suspeitos presos durante a Operação Leafdown, da Polícia Federal (PF), em 11 Estados Brasileiros.
Além da prisão registrada no Amazonas, foram contabilizadas prisões no Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (1), Pará (1), Paraná (1), Piauí (1), Rio de Janeiro (3), Rio Grande do Sul (6), Rodônia (2), Santa Catarina (4) e São Paulo (7), segundo a PF.
Ainda de acordo com a PF, os investigados devem responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso infatil, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Durante as prisões, informações da polícia apontaram, ainda, que uma vítima foi resgatada.
Operação Leafdown teve nome escolhido em referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que atuam no ambiente cibernético específico para a aquisição de material de abuso sexual infantojuvenil e, também, disponibilização para mais criminosos, inclusive de outros países.