Search
Close this search box.

No Amazonas, mais de seis mil focos de incêndio foram combatidos em setembro

dados apontam que 1.173 focos foram combatidos na capital e 5.430 nos municípios do interior do Estado.
Foto: Divulgação

Manaus (AM) — Durante o mês de setembro, 6,6 mil focos de incêndio foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) no Estado. Dados da Sala de Situação apontam que 1.173 focos foram combatidos na capital e 5.430 nos municípios do interior, no âmbito das Operações Aceiro e Céu Limpo, ambas iniciadas em junho deste ano.

De acordo com o subcomandante-geral do CBMAM, coronel Reinaldo Menezes, já é possível perceber uma diminuição dos focos de incêndio na região sul do Amazonas. Contudo, ao longo do nono mês deste ano, houve um aumento das ocorrências na região metropolitana.

“No período, percebemos uma redução gradual no número de incêndios florestais nos munícipios do sul do Estado, principalmente, aqueles que compõem o chamado arco do foco. Em contrapartida, tivemos um aumento dos focos nos municípios próximos à capital, como, por exemplo, na região da Cachoeira do Castanho, em Iranduba, onde atuamos por quase duas semanas para conter o incêndio”, enfatizou o coronel.

Desempenho e medidas

De junho até setembro, o CBMAM já combateu mais de 19 mil focos de incêndio no Amazonas, por meio das operações Aceiro no sul do estado, e Céu Limpo, na capital e região metropolitana. Além disso, houve o reforço no efetivo, com a incorporação dos 200 novos alunos soldados e 53 alunos oficiais, convocados pelo Governo e capacitados pelo CBMAM.

No dia 26 de setembro, o governador Wilson Lima anunciou a aprovação do valor de R$ 45 milhões para o combate às queimadas. O recurso é proveniente do Fundo Amazônia e será usado para a implementação de brigadas de incêndios em 21 municípios do interior, que juntos representam 95% dos incêndios no Amazonas. A instalação das novas bases deve ser totalmente realizada até o primeiro semestre de 2025.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *