No Novo Israel, bloco de rua irregular é encerrado durante fiscalização

Já no bairro Parque Dez e Alvorada, dois blocos foram autuados pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas.
Foto: Divulgação

Manaus (AM) — Um bloco de rua foi encerrado, no último sábado (22/2), no baairro Novo Israel, zona Norte de Manaus, por não possuir os documentos obrigatórios para funcionamento, durante fiscalização da Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A atividade percorreu, ainda, outros quatro bloquinhos que ocorriam na capital amazonense.

“Nosso objetivo principal é que os eventos possam ocorrer de maneira segura, integrada e com maior eficiência de prestação de serviço para a população. O objetivo é que esses blocos ocorram de maneira ordenada, por isso foi discutido diversos detalhes da Portaria de Carnaval e as diretrizes necessárias para a realização dessas festas”, disse o chefe Departamento de Planejamento Integrado (DPI) da SSP, major William Gomes.

O delegado titular do 20ª Distrito Integrado de Polícia (DIP) Fernando Bezerra, explicou sobre a integração dos órgãos durante a primeira CIF do carnaval de 2025.

 “É muito importante lembrar que nosso papel aqui não é inviabilizar a realização desses eventos. O objetivo principal é que todos que queiram brincar o carnaval possam estar devidamente adequados e regularizados de acordo com as normas, por isso primeiro fazempa abordagem de orientação, verificação acerca das autorizações devidas e, caso seja necessário, a dissolução de algum evento”, ressaltou o delegado.

No bairro Parque Dez e Alvorada, dois blocos foram autuados pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) por não apresentarem os documentos obrigatórios para o funcionamento do evento.

Crianças e adolescentes

Além da fiscalização, as equipes da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc) e do Juizado Infracional da Infância e da Juventude (JIJI), verificaram a presença de crianças e adolescentes nos locais.

“Buscamos explicar aos organizadores do evento  as regras, fazer as orientações cabíveis com muito cuidado e apoio. As crianças que estão presentes com os pais, existe todo um tipo de abordagem, até 12 anos não pode participar e de 12 anos para cima estão liberados, mas sempre acompanhado de um responsável legal e com todos os documentos”, explicou Delma Sousa, assessora da Secretaria de Criança e Adolescente da Sejusc.

Bloco encerrado

Na zona norte de Manaus, um bloco de rua foi encerrado por diversas irregularidades, além de apresentar risco para o público.

“Nesse evento foram constatados por alguns órgãos irregularidades, como por exemplo, questão do som, ausência de bombeiro civil para as intervenções necessárias, a ligação irregular de energia que poderia também declinar em um problema incendiário, a questão do limite das ruas que estava estabelecido no autorização e não foi respeitado. Então, por essas diversas irregularidades é melhor que seja vedada a continuidade desse bloco de carnaval diante de todo o parecer técnico para a segurança da população”, explicou o delegado Fernando Bezerra.

Efetivo

A CIF contou com agentes da SSP-AM e representantes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Juizado da Infância e da Juventude Infracional (JIJI), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Vigilância Sanitária Municipal e Amazonas Energia.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *