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Nova sinalização garante fluidez e segurança no trânsito de Manaus

Semáforo compreende 16 grupos focais veiculares, sinalização horizontal e vertical

Manaus (AM) – Pata manter a fluidez e reduzir o número de acidentes no trânsito, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) instalou uma sinalização vertical semafórica, que entrou em operação, nesta segunda-feira (13/11), no cruzamento das avenidas Tenente Roxana Bonessi com Arquiteto José Henrique, no bairro Terra Nova, zona Norte de Manaus. A medida também garante uma transposição mais segura e com opção de acesso para os motoristas.

O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, explicou que a instalação do equipamento era uma necessidade na área.

“Esta rede semafórica era muito desejada por quem circula por essa área, porque havia vários acidentes registrados. Após levantamentos, concluímos que é uma área que tem muito risco de acidente e verificamos os registros de acidente. A comunidade aqui também fez a solicitação para o prefeito David Almeida, e foi determinado que encontrássemos a melhor solução técnica. Nossa equipe veio aqui, analisou, observou, chegou a uma solução e hoje a gente está colocando o semáforo para funcionar e resolver esse problema de acesso”, explicou o diretor-presidente.

O semáforo compreende 16 grupos focais veiculares, sinalização horizontal e vertical, tanto de advertência quanto de regulamentação, indicando que existe semáforo à frente. No local, também foram implantadas placas de velocidade máxima permitida, placas de proibição de estacionamento e placas indicando sentido de circulação da via. Toda essa estrutura foi implantada no local, juntamente com a sinalização horizontal, linhas de divisão, linha de retenção, setas direcionais para melhorar a circulação naquele local.

Conforme o IMMU, a decisão de instalar o semáforo baseia-se no número de sinistros com vítimas fatais nos últimos três anos, onde foi realizado um levantamento que indicou um volume bastante expressivo de veículos que transitam na avenida Arquiteto José Henriques, 3.000 veículos/hora pico, e na avenida Tenente Roxana Bonessi, 1.000 veículos/hora pico. A partir desses levantamentos técnicos e de pesquisa de tráfego, foi decidido a implantação do semáforo no local.

Com a instalação do jogo semafórico, o conflito de circulação no local deixa de existir, a sinalização prioriza a avenida Arquiteto José Henrique e a secundária, que também propicia a parada do trânsito em uma via para a passagem do trânsito na via perpendicular. A sinalização também traz uma parada técnica na via, que possibilita o acesso e travessia com mais segurança para o pedestre mais à frente do semáforo.

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