Manaus (AM) – Nesta segunda-feira (10/2), durante abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou o reajuste no valor da passagem de ônibus da capital, de R$ 4,50 para R$ 5. Ainda não foi definida a data exata para que o novo valor entre em vigor.
Esse aumento já havia sido antecipado pelo próprio prefeito no início de janeiro, durante a entrega de novos ônibus à frota de coletivos da cidade.
Na ocasião, o prefeito ressaltou que o reajuste fazia parte de um esforço da Prefeitura para implementar mudanças no sistema de transporte coletivo e reduzir os subsídios pagos às empresas responsáveis pelo serviço.
O aumento da tarifa é atribuído a uma série de fatores econômicos, como os elevados custos do diesel, pneus, lubrificantes e os reajustes salariais acordados na Justiça do Trabalho.
Além disso, a inclusão de novos ônibus na frota, que visa melhorar a qualidade do serviço, também tem impacto nos custos operacionais do sistema de transporte público.