Search
Close this search box.

Novos procuradores do estado são empossados pelo vice governador

Profissionais foram aprovados em dois certames realizados em 2022, sendo um deles inédito na história da PGE-AM
Foto: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-Governadoria

Manaus (AM) – Vinte e quatro novos servidores da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AM), aprovados em dois concursos públicos promovidos pelo Governo do Amazonas no ano passado, tomaram posse dos cargos na tarde desta quarta-feira (12/07). A cerimônia, realizada na sede do órgão, no bairro Praça 14, zona sul de Manaus, foi presidida pelo vice-governador do Estado, Tadeu de Souza, representando o governador Wilson Lima.

A partir da posse, passa a fortalecer a estrutura e atendimentos da PGE-AM um quantitativo de dez Procuradores do Estado de 3ª Classe e 14 servidores para o quadro de pessoal permanente, ocupando os cargos de Analista e Assistente Procuratoriais, e de Técnico em Gestão Procutarial, nas especialidades de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Avaliação Imobiliária e Informática.

Durante a solenidade, o vice-governador, que também é Procurador do Estado de carreira há duas décadas, deu as boas-vindas aos profissionais e salientou que os dois últimos certames da PGE-AM, sendo um deles inédito até então e outro realizado após uma lacuna de seis anos, evidenciam um momento inovador marcado pelo compromisso do Governo do Estado com a valorização da gestão pública.

“O Governo Wilson Lima tem se destacado nos últimos quatro anos por ter empoderado e fortalecido os recursos humanos do Estado com a realização de diversos concursos. É uma demonstração de que somos um Governo que se pauta pela valorização dos servidores e pela construção de um serviço público inovador”, afirmou Tadeu de Souza, durante o evento.

Dirigindo-se aos novos colegas procuradores, o vice-governador pediu comprometimento na missão de defesa dos direitos do Amazonas, com foco no bem-estar da população. “A partir de agora, vocês se tornam guardiões dos interesses do Amazonas e da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento e a justiça. Que esta cerimônia marque o início de uma trajetória de sucesso e compromisso com a causa pública”, ressaltou.

Atuação reforçada

De acordo com o procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, a mão de obra dos 24 servidores empossados será utilizada para, entre outras frentes de trabalho, reforçar a atuação da instituição jurídica em demandas de massa, buscando maior eficiência e menor volume de gastos dos cofres públicos.

“A gente precisa fortalecer o nosso contencioso tributário e estabelecer parâmetros específicos para aumentar a arrecadação do Estado. Pela primeira vez, o governador Wilson Lima, com a sensibilidade que lhe é peculiar, e o vice-governador Tadeu de Souza, nomearam essas pessoas e isso vai ser de suma importância para a melhoria da advocacia pública no Estado”, declarou.

Aprovado no concurso público para atividade-meio, Thauan Matheus Viana é um dos novos assistentes procuratoriais da PGE-AM. Ele comentou sobre a jornada de estudos que antecedeu a posse. “Eu estudei por mais ou menos três anos. Foram muitos dias de estudo e de abdicações. Realmente, a luta foi muito grande. Mas, hoje, estar aqui nesse momento, coroando, concretizando todo esse esforço, eu vejo que valeu a pena”, declarou.

Dono da primeira colocação no certame para procuradores, Paulo Bernardo Lindoso e Lima comemorou a conquista profissional. “É com uma alegria imensa que eu tomo posse hoje e posso, a partir de amanhã, exercer esse ofício com muita dedicação, com muito zelo e em favor da população e do Amazonas”, disse ele, que é filho da também procuradora de Estado, Clara Maria Lindoso e Lima.

Sobre os certames

O concurso público para o cargo de Procurador do Estado foi o décimo promovido pela PGE-AM, cujo último certame havia sido em 2016. Foram quase 1,8 mil inscritos, cinco vagas ofertadas e três etapas, incluindo uma inédita prova oral. Com a existência de cargos em aberto, o órgão nomeou dez procuradores, sendo dois nas vagas de Pessoas com Deficiência (PcDs).

Para o provimento de cargos de atividade-meio, foi o primeiro concurso público da história do órgão. Foram ofertadas as vagas de Analista Procuratorial, com lotações em Manaus e em Brasília (DF), e de Técnicos de Gestão Procuratorial, nas especialidades de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Contabilidade, Avaliação Imobiliária, Controle Interno, Administração e Informática.

Ambos os certames ocorreram em 2022, ano em que a PGE-AM completou o seu 50º aniversário de fundação. Referência na advocacia pública, o órgão tem como principal missão institucional a prestação de consultoria jurídica e a representação administrativa e judicial do Governo do Amazonas em assuntos de seu interesse.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *