Search
Close this search box.

Número de desaparecidos cresce no Amazonas, de acordo com levantamento da SSP, e polícia procura mais duas pessoas

A PC-AM destaca que o apoio da população por meio do compartilhamento das imagens de pessoas desaparecidas, é primordial para localizá-las
FOTOS: Divulgação/PC-AM

Manaus (AM) – Os números foram revelados pelo Anuário de Segurança Pública 2023, que foi publicado no último dia 20 e reúne informações de Secretarias Estaduais de Segurança Pública e do Censo 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, o número de desaparecidos no Amazonas cresceu 21,5% a cada 100 mil habitantes em 2022, comparado a 2021 quando o Amazonas registrou 621 desaparecidos, mas o número subiu para 762 em 2022.

Outro dado preocupante, divulgado pelo IBGE, é que o número de pessoas encontradas é menor que o de desaparecidas. Segundo o anuário, foram encontradas apenas 443 pessoas em 2022. Número abaixo de 2021, quando foram encontradas 478.

De 762 pessoas desaparecidas em 2022, 319 ainda não foram encontradas, o documento não detalha qual a forma dos desaparecimentos e também não revela quantos são encontrados vivos e mortos.

O maior problema para a elucidação dos desaparecimentos é que eles não constam como crime porque sem materialidade não há crime, ou seja, um corpo ou a pessoa em vida logo, não gera inquérito policial e por conta disso, a ocorrência acaba não sendo prioridade para o trabalho de investigação da polícia.

Mais desaparecidos

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Ordem Política e Social (Deops), busca informações sobre a localização de Debora da Silva Alves, 18, e de Heladio Freitas Vasconcelos, 38, que desapareceram em locais distintos de Manaus.

Debora desapareceu no sábado (29/07), na rua Filadelfia, no bairro Gilberto Mestrinho, zona leste da Capital; e Heladio foi visto pela última vez no dia 14 de julho deste ano, no bairro Compensa, zona oeste.

A PC-AM solicita a quem saiba a localização dos desaparecidos, que as informações sejam repassadas por meio do número (92) 3667-7713, disque-denúncia da Deops, bem como pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *