Search
Close this search box.

Obras de recuperação da IP4 em Humaitá, no Amazonas, serão concluídas no final de 2024

A intervenção emergencial do Dnit foi iniciada devido aos desgastes naturais das suas estruturas navais
Com aporte de aproximadamente R$ 11,5 milhões, os resultados no IP4 já são visíveis. Foto: Gov.br

Humaitá (AM) – No município de Humaitá (a 675 quilômetros de Manaus, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está dedicado às obras de recuperação da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4), que se encontram em pleno andamento. Com previsão de conclusão até dezembro de 2024, a intervenção emergencial foi iniciada devido aos desgastes naturais das suas estruturas navais.

Após a desmontagem da instalação, os componentes foram encaminhados para o Estaleiro São João, em Manaus, onde estão sendo realizados os reparos. Com um aporte financeiro de aproximadamente R$ 11,5 milhões, os resultados já são visíveis: o flutuante principal recebeu uma camada inicial de tinta nas novas chapas; o flutuante 2, anteriormente imerso, está próximo da conclusão em 95%; e os demais flutuantes estão em estágios avançados de finalização, com a produção de novas poitas (dispositivos de ancoragem) em andamento.

Importância

O porto de Humaitá, inaugurado em 2011, desempenha um papel crucial na infraestrutura regional, compreendendo três cais flutuantes, pontes metálicas de acesso, estação de passageiros, guarita, terminal de cargas e estacionamento. A fim de atender às demandas crescentes da região, estão sendo realizadas adaptações e melhorias estratégicas. Tais iniciativas visam fortalecer a infraestrutura local, promovendo a eficiência e sustentabilidade das operações portuárias em Humaitá.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *