Manaus (AM) – A partir deste sábado (4/5), as cirurgias ortopédicas foram intensificadas no finais de semana em Manaus. Ao todo, 120 pacientes, em especial vítimas de acidentes de trânsito, serão atendidos nos quatro fins de semana de maio, nos hospitais e prontos-socorros (HPSs) 28 de Agosto, na zona Centro-Sul, e Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, zona Leste da capital.
A titular da A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, disse que a otimização dos procedimentos tem como objetivo ampliar a oferta, reduzindo o tempo de permanência dos pacientes nas unidades, principalmente, vítimas de acidentes de trânsito. “Os nossos HPSs e nossas unidades de retaguarda realizam de forma regular o serviço de ortopedia, entretanto, o número desses pacientes cresceu consideravelmente, aumentando a demanda de cirurgias ortopédicas”, pontuou.
De janeiro a abril deste ano, o número de pacientes acidentados no trânsito aumentou em 12,58%, comparado ao mesmo período do ano passado. Em 2024, o número de atendimentos os HPSs 28 de Agosto, Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo e Dr. João Lúcio Pereira Machado atenderam, juntos, mais de 5 mil pacientes vítimas de acidentes de trânsito.
Por isso, a SES, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS/RCP-AM) vão executar ações de fiscalização, educação e conscientização no trânsito, como parte das ações do Maio Amarelo.
Programação
O secretário-executivo da SES-AM, Silvio Romano, explica que, em cada fim de semana deste mês, serão realizadas 30 cirurgias, sendo 15 no HPS 28 de Agosto e 15 no HPS Platão Araújo. Romano destacou, ainda, que, a princípio, a intensificação de cirurgias ortopédicas ocorrerá em quatro fins de semana, mas se houver necessidade esse prazo pode ser prorrogado.
“Nesse final de semana nós iremos realizar 15 cirurgias tanto no Platão quanto no 28 de Agosto, somadas serão 30 cirurgias nesse final de semana e que irão acontecer nos próximos finais de semana. Essas cirurgias contemplam, em função da alta demanda, pacientes decorrente de acidente de trânsito “, detalhou.
De acordo com Liege Menezes, secretária executiva de Assistência da SES-AM, todos os dias as unidades realizam seis cirurgias ortopédicas e na sua maioria com vítimas de acidentes de trânsito. Ela reforçou ainda que para avançar com essas cirurgias, uma equipe de profissionais está atuando de forma integrada. “Nessa ação temos mais de 50 pessoas envolvidas na equipe técnica. Queremos ter um resultado impactante”, explicou.