Europa – O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos apelou nesta quarta-feira (3) à vigilância face às conquistas políticas da extrema direita na Europa, citando narrativas que desumanizam os migrantes e os requerentes de asilo.
“Precisamos estar muito vigilantes porque especialmente a história nos diz, em particular na Europa, que a difamação do outro é um prenúncio do que está por vir”, disse Volker Turk a repórteres numa conferência de imprensa em Genebra. “É um alarme que precisamos tocar”.
Os partidos de extrema direita obtiveram ganhos no Parlamento Europeu no mês passado e a França está realizando um segundo turno da eleições neste fim de semana, onde os opositores da ultradireita anti-imigrantes estão próximos de conquistar maioria.
Turk, que está quase no meio do seu mandato de quatro anos como chefe dos direitos dos refugiados da ONU e cuja função é manifestar-se contra o retrocesso das liberdades, lutou durante anos para aumentar a proteção dos refugiados.
Como austríaco, cujo país se tornou um foco de antissemitismo na década de 1930 e participou no Holocausto após a sua anexação pela Alemanha nazista em 1938, ele já citou anteriormente o desejo de prevenir futuras atrocidades como parte da sua inspiração.
“Na Europa, infelizmente temos visto um aumento do discurso de ódio, um aumento do discurso discriminatório e é importante que os líderes políticos sejam muito claros que deve haver tolerância zero para o discurso de ódio e para qualquer tentativa de denegrir os outros”, disse ele.
Fonte: CNN