Search
Close this search box.

Onze paratletas amazonenses são classificados para disputar campeonato nacional de atletismo

Os atletas vão disputar a categoria sub-17 e sub-20 em São Paulo
FOTO: Divulgação | Arquivo Pessoal / Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Manaus (AM) – Onze paratletas amazonenses estão disputando as provas de Atletismo do Circuito Brasil Loterias Caixa sub-17 e sub-20 que acontecem em São Paulo, a partir desta quinta-feira (20/04) até sábado (22/04). Os alunos selecionados já haviam participado das Paralimpíadas Escolares, em São Paulo, em novembro de 2022. As conquistas resultaram na convocação dos atletas com os melhores índices técnicos na modalidade de atletismo nessa nova disputa.

Com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, os alunos seguiram para a competição. O membro da comissão técnica e treinador Joaquim Pinheiro Filho falou sobre a importância desse incentivo.

“Esse investimento e incentivo da Secretaria de Educação é muito importante. Só assim saberemos e aproveitaremos os talentos dos alunos da rede para representar nossas escolas e o nosso estado”, explicou o treinador.

Os paratletas são alunos das escolas estaduais Augusto dos Santos Carneiros, Colégio Amazonense Dom Pedro II, Nathalia Uchoa, Manuel Severiano, Arthur Araújo, João Bosco P. Evangelista, Cel. Pedro Câmara, Antônio Jimenez, Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes, além de um aluno da rede municipal. A paratleta Geovana Campos de Souza, egressa da rede estadual de ensino de Itacoatiara, também está participando da competição.

Seletivas e competição

Visando alcançar um índice para a classificação dos jogos Parapan-Americanos de Jovens, que acontecerão em Brasília, e elevar o índice do Estado, os paratletas disputam as categorias de 100m, 200m 400m, 800m, 1500m, revezamento 4x100m, salto em altura, salto em distância, lançamento de disco, lançamento de dardo, lançamento de club e arremesso de peso.

Na quarta-feira (19/04), os atletas passaram por uma avaliação técnica para verificar se estão aptos para a competição e por um treinamento de pista no Centro Paralímpico de Treinamento Brasileiro.

Composto por quatro fases regionais, duas nacionais e um Campeonato Brasileiro de cada prova, o Circuito Caixa tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, para dar oportunidades a paratletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *