Search
Close this search box.

“Operação Comboio” cumpre 15 mandados de busca e apreensão no AM e em SP. Um homem foi preso; veja vídeo

A ação tem como alvo a alta cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, por diverso crimes, como lavagem de dinheiro e extorsão

Manaus (AM) — Durante a “Operação Comboio”, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e Ministério Público do Amazonas (MP-AM), em conjunto com a Polícia Federal, foram cumpridos 15 mandados de busca em apreensão em Manaus, no município de Apuí, distante 455 quilômetros da capital, e em São Paulo (SP), nesta terça-feira (29/8). Na ação, que tem como alvo agentes da alta cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) um homem, que não teve nome divulgado, foi preso por porte ilegal de arma.

Em Manaus, a “Combioio” aconteceu em três condomínios de luxo e na sede da SSP-AM. Durante a ação, foram apreendidos equipamentos eletrônicos (notebooks e telefones celulares), cadernos com anotações, entre outros itens que serão utilizados nas investigações, voltadas à apuração de um esquema de lavagem de dinheiro e extorsão, por parte de integrantes da alta Secretaria e da Polícia Civil do Estado do Amazonas (PC-AM).

Segundo informações divulgadas durante coletiva de imprensa, os órgãos à frente da operação informaram que o esquema criminoso funcionava da seguinte forma. “Uma empresa era utilizada para a lavagem de dinheiro, que era acobertada por membros da SSP-AM. Também foi identificado que os envolvidos agiam em comboios, nos próprios carros da PC-AM, para a prática de extorsões”, disse o promotor de Justiça, Igor Starling.

Fazem parte do esquema vários agentes públicos, dos quais cinco foram levados à sede da Polícia Federal para prestar depoimento. “Esse grupo utilizava da estrutura da SSP-AM para ameaçar e extorquir empresários e até mesmo traficantes, de quem subtraíam material fruto de crime, como mercadorias e drogas”, pontuou Starling.  

A “Operação Comboio” cumpriu 15 mandados de busca e apreensão e envolveu 150 agentes do MPAM, GAECO e Polícia Federal. Todo material apreendido será utilizado na investigação dos crimes cometidos com a conivência de integrantes da SSP-AM e PC-AM.  

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *