Manaus (AM) – A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta sexta-feira (6), uma operação contra uma rede de lavagem de dinheiro ligada ao tráfico de drogas, que utilizava ambulâncias para transportar entorpecentes. Agentes da Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro cumpriram mandados de busca e apreensão em 33 endereços nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Amazonas e Mato Grosso, com o apoio das polícias civis locais.
O principal alvo da operação é Alex Evangelista Mendes Silva, empresário do setor de saúde, que usava suas ambulâncias para o transporte de drogas. Em 2021, um de seus veículos foi interceptado na Rodovia Presidente Dutra, na Baixada Fluminense, transportando meia tonelada de maconha, destinada a comunidades da Zona Sul do Rio de Janeiro.
As investigações apontam que, entre 2020 e 2021, Alex movimentou cerca de R$ 6,5 milhões, valor incompatível com seu patrimônio e atividades econômicas. Além disso, foi descoberto um esquema complexo de lavagem de dinheiro, envolvendo uma rede de empresas e indivíduos, com transações suspeitas em vários estados. A polícia suspeita do uso de l