Manaus (AM) – Nesta quinta-feira (17/10), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (FICCO/AM) deflagrou a operação Torre, que cumpriu um mandado de busca e apreensão e um de prisão preventiva em desfavor de um suspeito responsável pelo núcleo financeiro de uma facção criminosa dominante no estado do Amazonas.
De acordo com a investigação realizada pela Polícia Federal, constatou-se que o suspeito fazia parte de uma rede de operadores financeiros, recolhendo e transferindo valores de integrantes de facção criminosa atuante em Manaus, ocultando a origem ilícita proveniente do delito de tráfico de drogas. A localização é resultado do esforço interagências.
A medida visa desarticular a capacidade financeira da facção criminosa, reprimindo os crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e armas. Durante a operação, foi apreendido um veículo, aparelho eletrônico e dinheiro em espécie.
FICCO/AM
Em mais uma ação de cooperação entre os órgãos de segurança pública, a FICCO/AM é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado e Segurança Pública, Polícia Civil do Amazonas, Polícia Militar do Amazonas, Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência, Secretaria de Administração Penitenciária e Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, tendo como objetivo a integração e cooperação entre os órgãos de segurança pública em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade violenta.