Manaus (AM) – A ordem de serviço do programa “Casa Manauara” foi assinada pelo prefeito de Manaus, David Almeida, e pelo titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, na noite de quinta-feira (14/3). A solenidade foi realizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste da cidade, um dos três contemplados na primeira fase do programa.
Na ocasião, o prefeito David Almeida, destacou que esse programa é mais um compromisso da gestão, criado para proporcionar dignidade às pessoas que sonham em ter a casa própria reformada.
“Vamos investir recursos nas reformas dessas casas, dessas moradias, com a contrapartida dos moradores. É um financiamento. É um programa pelo qual vamos dar uma parte e os moradores contemplados vão pagar a outra parte, com o financiamento feito pela própria Prefeitura de Manaus. Com isso, nós vamos dar dignidade para mais de quatro mil famílias na cidade de Manaus”, assegurou David.
O programa ‘Casa Manauara’ foi criado tendo por objetivo realizar melhorias em unidades habitacionais que se encontrem em condição precária. O valor das reformas, por habitação, será de até R$ 27 mil, e representa um dos maiores investimentos em dignidade de moradia da história da capital, como explica o titular da Semhaf, Jesus Alves.
“As intervenções na habitação são em vários setores. Primeiro na construção de novas unidades habitacionais, que é uma solução emergencial, mas também requalificando, reformando unidades habitacionais que é, inclusive, o intuito desse programa que assinamos hoje”, reforçou o secretário..
Por meio do programa, cerca de quatro mil famílias de baixa renda serão contempladas com as reformas.
A dona de casa Madalena Silva é moradora do bairro Colônia Antônio Aleixo há 10 anos. Hoje ela era só alegria, porque foi contemplada pelo programa e está ansiosa para começar a reforma de sua casa.
“Eu só tenho a agradecer ao prefeito David Almeida. Eu tenho a minha casa própria, mas ela necessitava de uma boa reforma. Estou muito feliz e ansiosa. Que esse programa continue e siga beneficiando mais pessoas”, enfatizou a dona de casa.
Na primeira fase, o programa ‘Casa Manauara’ alcançará, além da Colônia Antônio Aleixo, o Puraquequara e Zumbi dos Palmares, onde também estará sendo implementado o programa ‘Manaus Legal’, de regularização fundiária, a partir do qual serão selecionados os imóveis para as reformas.